Informações do Trabalho

Título em Português CONSTRUÇÃO DE MARCA: ESTRATÉGIAS DE BRANDING E CONTEÚDO APLICADAS À TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO BRASIL LIVRE
Resumo em Português O surgimento do Movimento Brasil Livre marca uma nova configuração política no país, em que a presença e o posicionamento nas redes sociais é tão importante quanto a agenda defendida por indivíduos e grupos. A partir deste contexto, este artigo busca compreender o MBL como marca e analisar sua trajetória por meio de conceitos referentes a branding e construção de marca. Para isto, foram selecionadas as publicações da fanpage do grupo com números mais expressivos desde sua criação, de modo que fosse possível traçar um paralelo entre os conteúdos publicados e a crescente consolidação do MBL. Percebeu-se, ao longo da análise, o uso recorrente de estratégias que se aproximam do que Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012) e Costa (2014) definem como essenciais para que marcas se tornem relevantes, como diferenciação e humanização. Por fim, entendeu-se que, devido a um posicionamento condizente com o público e à apropriação de um espaço de certa forma esvaziado dado o atual momento político do país, a fanpage pode ser considerada um elemento-chave na consolidação do MBL como um fenômeno político.
Palavras-Chave em Português posicionamento, diferenciação, humanização de marcas
Autor(es) BRUNA CARLA MOLENA
Data da Defesa 24/11/2018
Data da Publicação 12/12/2018
Curso 155-POS CRIATIVIDADE E GESTAO
Banca JULLIANE BRITA DOS SANTOS (Orientador)
ALEX SANDRO DE ARAUJO CARMO
Arquivo do Trabalho Arquivo PDF